O que seria a Deep Web? O que há lá? Qual o sentido da sua existência? Essas e outras perguntas serão respondidas hoje, no segundo post da série: A Ascensão da Mídia.
A internet que usamos é a mesma de todos os outros lugares, todos os países, o que difere é, que, essa que temos acesso "livre" é apenas uma pequena parcela do que o nome Internet quer dizer. E toda essa outra parcela é a chamada Deep Web.
Essa imagem é a grande referencia com relação a Deep, pois representa bem a imensidão que ela é. A principal diferença entre as duas faces da internet é que, na Deep nada é indexado, nada é rastreado o que da significado real ao sentido da expressão anonimato. Se você acha que usando uma janela anonima do seu navegador você está seguro? Errado! Tudo o que você faz é rastreado por "forças maiores" enquanto você estiver conectado a rede, tudo estará conectado em volta, tudo é visto, analisado e filtrado, diferentemente do outro lado, onde sua identidade é preservada e o rastreamento do seu computador é muito difícil. Todos os dados que fluem pela Deep são criptografados, o que se torna difícil de rastrear o usuário que a utiliza, a cada hoop que o navegador faz ele faz uma decripta para poder acessa-lo, e em seguida repete a mesma ação, atualizado constantemente para manter o anonimato.
Dai você entra com frequência em sites de compra de celulares, e em seguida vários anúncios publicitários e de lojas voltadas para sua pesquisa saltam na tela,
que estão recheados de vírus, prontos para infestarem o seu computador. E ai vemos o lado bom da Deep Web. Se você está cansado do seu computador cheio de cooks ai está a solução para os seus problemas, você acaba de encontrar o lugar que, você pode acessar tranquilamente, mantendo sua identidade preservada e encontrar o que quiser. Ressaltando que, se você entrar no Google e procurar pela Deep Web vai achar muita coisa, mas não irá conseguir acessa-la, pois ela necessita de um navegador diferente, o TOR. Mas afinal, o que há na Deep Web? Tudo. A resposta é bem simples e objetiva, lá você tem acesso a tudo que pode imaginar e muito mais, desde chats entre amigos, sites do seu cinema preferido, até sistemas de governo. Sim, eu disse sistemas de governos! Mas uma coisa é você entrar em um chat ou pesquisar algo que lhe agrade, outra é você querer praticar atividades ilícitas, ou tentar infiltrar-se em sistemas de governo, além do mais, o próprio governo está de olho ali, ele sabe que tem alguém ali, só não sabe que é você.
Das maiores histórias bizarras da Deep Web, podemos destacar os sites de assassinos de aluguel, o esquema de trafico de órgãos, as bonecas sexuais vivas. E para esse comércio interno e anonimo foi criada uma moeda virtual, chamada Bitcoin, que rola livremente por toda a Deep, usada por criminosos que procuram comprar armas, drogas, etc... Mas não pense que tudo lá é ruim, não.
Muitos sites que temos acesso hoje, vieram de lá, como The Pirate Bay ou a Wikileaks, e porque não citar o famoso grupo Anonymous que surgiu e ainda age ali mesmo. Você vai achar também os seus livros em pdf, vai achar sites de entretenimento, sites com filmes, pesquisas, fóruns, etc... Basta saber o que procurar. É um lugar objetivo: Você encontra o que procura. Portanto, se for dar uma passadinha por lá, tenha em mente os riscos que está trazendo para o seu computador e para você mesmo, afinal os vírus de computadores são criados e testados ali mesmo.
Aqui temos um vídeo do Olhar Digital que fala exatamente sobre esse assunto, bastante informativo e direto, vale a pena conferir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário